A FCCS-RS prestigiou, na quarta-feira (03/12) a última edição de 2025 do Fórum de Competitividade, importante evento promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), consolidado com um espaço de diálogo sobre os principais pilares da competitividade: infraestrutura, saneamento, sustentabilidade social e ambiental, solidez fiscal, eficiência da máquina pública e inovação.
Ao longo deste ano, o fórum foi realizado em sete municípios gaúchos, reunindo 84 palestrantes entre empresários, gestores públicos e representantes do ecossistema empreendedor.
A última edição de 2025 ocorreu na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, e teve como ponto alto a participação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, destacando que as reformas estruturais efetuadas pelo Executivo gaúcho foram decisivas para reverter a crise fiscal e recuperar a capacidade de investimento do Estado.
Entre as medidas, o governador ressaltou a reforma administrativa e previdenciária, teto de gastos, concessões e adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. Segundo ele, o Rio Grande do Sul enfrentou anos de salários atrasados, dívidas com a União e déficits em áreas essenciais, mas hoje alcança o maior pacote de investimentos da história recente.
O embaixador do CLP no estado, empresário Eduardo Fenandez, apresentou os resultados do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pela entidade.
O Rio Grande do Sul ocupa a 1ª posição em Eficiência Pública e Inovação, além de estar em 3º lugar em Segurança Pública, 4º em Sustentabilidade Social, 6º em Educação e Capital Humano, e 10º em Sustentabilidade Ambiental.
Ele lembrou que os encontros realizados ao longo do ano representaram oportunidades estratégicas para fortalecer redes, alinhar metas e preparar o terreno para um futuro mais competitivo e sustentável.





