O presidente da FCCS-RS, Vitor Augusto Koch, participou nesta quinta-feira (11/09) da solenidade de abertura do Seminário Campo das Ideias, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), em parceria com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). Realizado no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, o encontro reuniu produtores rurais, especialistas, pesquisadores e lideranças do agronegócio para debater os principais desafios e inovações do setor.
A programação contou com painéis ao longo de todo o dia, além de momentos de integração e troca de ideias entre os participantes. Entre os painelistas, nomes como o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues; o economista, cientista político e diplomata Marcos Troyjo; o economista Marcelo Portugal; o cientista político Fernando Schuler e o ex-ministro e deputado federal Aldo Rebelo, além dos especialistas Christian Lohbauer e Marcos Fava Neves, que discutiram tendências e perspectivas do setor.
Os painéis e palestras viabilizaram a troca de experiências e a formulação de estratégias que assegurem renda e competitividade ao agro gaúcho.
Na solenidade, o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, ressaltou o protagonismo do agronegócio brasileiro no cenário internacional e a necessidade de o país adotar uma postura pragmática na relação com os mercados globais. Já o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, reforçou a importância da inovação e da reflexão coletiva diante dos desafios enfrentados pelo setor e pela sociedade gaúcha.
O governador Eduardo Leite também fez um pronunciamento na abertura do seminário, destacando a relevância estratégica do agronegócio para a economia gaúcha. Ele também salientou a importância de espaços como o Campo das Ideias, que, cumprem um papel essencial de reunir produtores, lideranças e especialistas em torno de soluções conjuntas para o futuro do setor.