Criado em 2003 e celebrado em 15 de setembro, o Dia do Cliente é um momento especial para quem atua no comércio e demais setores econômicos de estreitar o relacionamento com seus consumidores, de ampliar vendas e de construir parcerias duradouras.
– Hoje, com muita intensidade, essa data é um convite para valorizar quem está no centro de tudo: o cliente. Cada experiência positiva é um passo rumo à fidelização, e cada fidelização fortalece a relação entre marcas e consumidores. O que realmente importa, ao final de cada dia, é a experiência oferecida ao cliente. É ele quem decide retornar a loja e comprar novamente, quando vive uma jornada satisfatória – ressalta o presidente da Federação das Câmaras de Comércio e de Serviços do Rio Grande do Sul – FCCS-RS, Vitor Augusto Koch.
Esse processo se reforça diante do atual cenário do comércio no Rio Grande do Sul, que após registrar, no primeiro semestre de 2025, crescimento acumulado de 4,2% , superior, inclusive, a média nacional, mostra, a partir de junho, sinais de desaceleração, muito em função do fim dos incentivos disponibilizados no período pós-enchente de 2024.
– Observamos fatores que preocupam os comerciantes gaúchos, especialmente a perda de ritmo, com duas quedas consecutivas no volume de vendas, em maio e junho, além de um crescimento inferior ao verificado no primeiro semestre do ano passado. Fatores como o fim dos benefícios ofertados após as inundações, as altas taxas de juros e a inflação persistente são fatores que têm efeito na economia, afetando a atividade do comércio – analisa Vitor Augusto Koch.
Para o dirigente, a perspectiva para os meses seguintes ainda é de manutenção do processo de desaceleração e há possibilidade de que efeitos secundários das tarifas impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras também sejam sentidas pelo comércio do Rio Grande do Sul.
Sendo assim, é fundamental que os comerciantes aproveitem cada momento especial para garantir mais tempo de engajamento e de vendas. E o Dia do Cliente é uma data importante nesse cenário. Com planejamento, criatividade e foco na experiência do consumidor, as empresas podem transformar setembro em um mês de resultados mais expressivos.
– Em qualquer época do ano, e ainda mais em datas como o Dia do Cliente, o foco deve estar em criar conexões que durem. Esse é o momento em que as empresa mostram não apenas sua capacidade de vender, mas sua dedicação em valorizar o consumidor final. É fundamental demonstrar apreço e gratidão pela parceria que eles disponibilizam aos nossos negócios, diariamente – reforça Vitor Augusto Koch.
Colocar o cliente no centro da estratégia é a chave para transformar vendas em relações duradouras. Para isso, a FCCS-RS disponibiliza algumas dicas importantes para marcar a data de 15 de setembro.