Neste sábado, 15 de março, será celebrado o Dia do Consumidor, data importante para que o comércio gaúcho impulsione vendas, ainda mais em um período do ano em que se registra menor consumo.
Os comerciantes podem utilizar a data para chamar a atenção do público e vender mais. Muitos clientes desejam aproveitar as ofertas e os descontos oferecidos pelas empresas do comércio físico ou online. Investir em descontos progressivos, promoções relâmpago e facilidades no pagamento, como parcelamentos sem juros e cashback, são atrativos fortes para movimentar os negócios.
– Além disso, ofertar um atendimento de qualidade e se adaptar às necessidades dos consumidores são diferenciais importantes para que as vendas neste período sejam expressivas – destaca o presidente da Federação da Câmaras de Comércio e de Serviços do Rio Grande do Sul – FCCS-RS, Vitor Augusto Koch.
Estudos recentes mostram que os consumidores estão cada vez mais exigentes e estudiosos em relação ao que querem comprar. 63% deles esperam por promoções antes de comprar; 48% planejam suas compras a partir da pesquisa de preços. As mulheres representam 54% do público comprador e os homens totalizam 46%. A faixa etária que mais compra está compreendida entre 25 e 34 anos.
Em 2024 os setores com maior procura no Dia do Consumidor foram os de moda, saúde, beleza, vestuário e acessórios. Bebidas e alimentação, eletrodomésticos e eletroeletrônicos também tiveram bom desempenho, a partir da realização de promoções atraentes. O ticket médio em 2024 foi de R$244,00, devendo se manter nesse valor em 2025, talvez com um pequeno acréscimo em função da inflação.