Representada pelo diretor Clóvis Marcelo Roesler a FCCS-RS participou de um momento histórico para o setor lácteo e do turismo do Rio Grande do Sul, com a solenidade de inauguração do Memorial do Queijo Gaúcho, realizada no dia 4 de setembro, na Expointer 2025, em Esteio.
O espaço permanente dedicado à valorização da história, cultura e tradição queijeira do estado e do Brasil é uma meritória iniciativa da Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (APIL) com o propósito de ser mais do que um ponto de visitação. Localizado junto à Casa APIl, no Parque de Exposições Assis Brasil, o memorial será um ponto de encontro para turistas, apreciadores, profissionais do setor e escolas, promovendo o queijo gaúcho como patrimônio cultural e econômico do estado e fortalecendo o setor lácteo.
O projeto foi financiado pelo Pró-Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com a colaboração de patrocinadores diretos que contribuíram para viabilizar o evento, reafirmando o compromisso da APIL com a preservação, promoção e valorização da identidade cultural e gastronômica gaúcha. Com isso, o memorial se tornará uma atração turística ativa durante todo o ano, mantendo vida e movimento dentro do Parque da Expointer mesmo fora do período da feira.
A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Eduardo Leite; do secretário estadual de Turismo Ronaldo Santini; do secretário estadual da Agricultura Edivilson Brum; do prefeito de Esteio Felipe Costella; secretários estaduais, deputados, lideranças, autoridades, associados da APIL, imprensa e patrocinadores.
Além de diretor da FCCS-RS, Clóvis Marcelo Roesler também integra o Conselho Consultivo da APIL.