A FCCS-RS foi uma das entidades presentes ao almoço oferecido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Pepe Vargas (PT), ao presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, na segunda-feira (28/04).
Recepcionado por autoridades e parlamentares no Salão Júlio de Castilhos, Mercadante foi, também o principal palestrante do Fórum Democrático 2025, promovido pela ALRS e realizado no Salão Nobre da da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
Durante o almoço o presidente do BNDES lembrou que o Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro que mais sofreu com eventos climáticos nos últimos 30 anos e que a enchente de 2024 motivou o banco a criar uma diretoria específica para tratar do enfrentamento de eventos climáticos extremos, que vem recebendo cada vez mais demandas. Disse, ainda, que no ano passado, o RS foi o segundo estado que mais recebeu recursos do BNDES, na ordem do R$ 39 bilhões.
O presidente da ALRS, Pepe Vargas, destacou o papel que o BNDES cumpre no desenvolvimento econômico e social do país e do Rio Grande do Sul e lembrou as iniciativas do banco por ocasião das enchentes que, há um ano, atingiram o estado. Ao final de seu pronunciamento, Pepe entregou a estatueta Gaúcho Laçador a Mercadante.
O governador Eduardo Leite, por sua vez, também agradeceu a parceria e apoio do BNDES ao Rio Grande do Sul e defendeu que as questões relativas às mudanças climáticas precisam ser temas de Estado e não de governos.
Entre as autoridades presentes ao almoço estiveram o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Marco Peixoto; o defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria; os ex-governadores Tarso Genro e Ranolfo Vieira Júnior; os deputados Frederico Antunes (PP), Sofia Cavedon (PT), Matheus Gomes (PSOL), Halley Lino (PT), Miguel Rossetto (PT), Delegada Nadine (PSDB) e Dr. Thiago Duarte (União).