Chegada de dias mais frios gera expectativa por aumento da venda de artigos de inverno

23 de maio de 2025
159 Visualizações

A tão aguardada chegada dos dias com temperaturas mais frias, registradas na terceira semana de maio, traz uma expectativa de incremento das vendas dos segmentos que ajudam a esquentar o inverno dos gaúchos, como vestuário pesado (blusões, jaquetas, casacos, moletons), calçados e acessórios. Diante desse cenário, o comércio do Rio Grande do Sul está preparado para atender a demanda dos consumidores que vão buscar artigos para atualizar seus guarda-roupas.

 

O presidente da Federação das Câmaras de Comércio e de Serviços do Rio Grande do Sul, Vitor Augusto Koch, avalia que o frio registrado nos últimos dias já desperta nos consumidores a necessidade da compra de itens que os aqueçam no final do outono e no inverno.

 

– Historicamente, o segmento de vestuário apresenta, no inverno, um crescimento de quase 10% nas vendas em comparação com estações intermediárias, como outono e primavera. É um período em que blusões, malhas, moletons, cobertores, pantufas e pijamas, entre outros artigos, são muito procurados pelos consumidores. Outras alternativas de aquecimento, como lareiras, aquecedores, fogões a lenha e aparelhos de ar-condicionado, ajudam a impulsionar a comercialização do segmento de móveis e eletrodomésticos – destaca o presidente da FCCS-RS.

 

Vitor Augusto Koch aponta que o tradicional veranico de maio freou a busca pelos artigos de inverno, porém, a chegada de dias mais frios é vista com bons olhos pelos lojistas, uma vez que isso deverá impulsionar vendas. Outro detalhe importante nesse cenário é a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS, cuja segunda parcela será paga no início de junho, fazendo com que uma parcela expressiva da população gaúcha disponha de mais recursos financeiros para ir às compras.

 

Uma outra estratégia adotada pelos comerciantes gaúchos nesse período é a realização de promoções com maior antecipação. Muitos lojistas têm optado por disponibilizar preços mais baixos nos artigos de inverno nos meses de junho e julho, estimulando a compra durante o auge das temperaturas mais baixas. Até bem pouco tempo atrás, as promoções eram realizadas no final da estação, em agosto.

 

O presidente da FCCS-RS lembra, ainda, que como o Rio Grande do Sul é o estado mais Meridional do país, sempre tem períodos em que o frio é intenso. Desta forma, os lojistas devem estar preparados para ofertarem ações que beneficiem o consumidor e desperte neles o desejo da compra, como promoções que englobem preços e prazos acessíveis, além de viabilizar uma experiência de compra única e personalizada.

Últimos Posts

Redes Sociais